O Google lançou em 9 de maio deste ano o que a empresa acreditar ser “o retrato mais abrangente das mudanças do planeta já disponibilizadas ao público”. Trata-se do Landsat Annual Timelapse 1984-2012, um projeto que oferece ao internauta uma visão do planeta e sua evolução – ou não – no período de 28 anos.
Para tornar o projeto possível, o Google uniu forças com a U.S. Geological Survey (USGS), a NASA e a revista TIME. A USGS e a NASA são responsáveis por uma missão conjunta chamada Landsat, que desde 1970 fotografa o planeta via satélite. Foram vasculhadas 2.068.467 imagens, totalizando 909 terabytes de dados.
As imagens mostram o desmatamento na Amazônia, o crescimento de Dubai, o derretimento das geleiras do Alasca, entre outros locais que podem ser melhores explorados em http://world.time.com/timelapse/. No site da Time é possível visualizar o crescimento de praticamente qualquer cidade do globo, desde metrópoles como São Paulo e Londres a cidades menores como Passo Fundo e Cachoeiro do Itapemirim.
Acima você viu um comparativo da geleira Columbia, no Alasca, mostrando um nítido derretimento com o passar dos anos. Abaixo veja um comparativo do desmatamento no estado de Rondônia, no Brasil.
Bônus: Gifs disponibilizados pelo Google mostram as mudanças ocorridas no período em alguns lugares do planeta.
0 comentários:
Postar um comentário