Martin Usborne não se lembra bem como, nem quando, nem durante quanto tempo. Mas lembra que quando criança ficou esperando no carro, trancado, pelos seus pais, enquanto eles faziam qualquer coisa na rua. Rapidamente o medo de ficar sozinho se apoderou do então menino. O projeto “The Silence of Dogs in Cars” é uma recuperação dessa memória.
Usborne capta o seu próprio medo nas reações dos cães trancados nos carros. Uns estão assustados, outros raivosos, expectantes e há até os deprimidos. Toda a série é sombria, porque o objetivo é mostrar que há vida até “no lugar mais escuro dentro de nós”. Aliás, Alguns estudos feitos com cachorros, indicam um fato curioso – sempre que nos separamos dos nossos amigos caninos, eles ficam achando que não iremos voltar mais. Isso justifica a tamanha euforia que eles demonstram quando voltamos ao seu encontro. Esse fato deixa a série ainda mais comovente.
Nela, há cães sozinhos, acompanhados, com ou sem chuva, sentados ou deitados. O que conta é que, tal como o fotógrafo criança, os animais também se perguntam se alguém voltará para tirá-los dali. E é quase possível ‘ouvir’ o silêncio deles.
0 comentários:
Postar um comentário